segunda-feira, 29 de junho de 2009

OFICINA - TP4 - UNIDADES 13 E 14




CIDADEZINHA QUALQUER - OFICINA 7 - TP4

Oficina realizada no quinto encontro - 06 / 06 / 09 e 08 / 06 / 09
Discutimos o texto de Magda Soares sobre letramento , coloquei as lâminas e fomos tecendo comentários , em seguida passei a lâmina sobre Gagarin e discutimos a importância do conhecimento prévio na leitura . Passamos então , à apresentação do Avançando na Prática . Lemos o texto da página 118 ( TP4 ) , fizemos juntos as atividades das páginas 119 e 120 . Em seguida fizemos a leitura do texto Expansão da pobreza nas cidades e realizamos as atividades propostas . Segue abaixo a atividade da lâmina 92 .
ATIVIDADE - 13

Redija um texto empregando as palavras : muxuango - vituperado , hermeneuta , defenesytraçaõ , perfunctório , falácia , ignóbil , sibilino uxoricídio e apoplexia .

O grande amor de muxuango
Muxuango estava procurando sua amada Falácia .
Tinham se separado pelo ignóbil momento em que seu pai , Perfunctório , não ia com a cara de Muxuango , dizia que ele tinha cara de morcego com anjo mau .
Falácia muito triste , foi queixar-se à amiga Defenestração que lhe aconselhou fazer uma apoplexia hermeneuta que assim acalmaria o pensamento de seu pai .
Mas a fórmula apoplexa hermeneuta causou um efeito colateral e provocou um uxoricídio sibilino em seu pai que ficou internado em vituperado hospital .

Grupo : Maria Claúdia , Luzia , Cleber , Ana , Luciana e Cleusa

SEXTO ENCONTRO - projeção do filme - NARRADORES DE JAVÉ
No nosso sexto encontro assistimos ao filme Narradores de Javé . Após a parada para o café fizemos o planejamento do filme .

Plano de aula
Narradores de Javé
Objetivo geral:
• Mostrar a importância e o poder da escrita;
• Avaliar e valorizar a importância de estar alfabetizado e letrado nos dias atuais;
• Avaliar a importância de registrar e preservar a história de um lugar.
Objetivo específico:
• Citar partes do filme que justifique a importância da escrita.
• Definir a diferença entre letramento e alfabetização.
• Distinguir a ficção de fatos reais.
• Discriminar a narração oral da escrita.
• Reconstruir e organizar o fato principal contado pela história da cidade de Javé.
Estratégias
Atividades de ensino:
• Reconto oral e escrito do filme;
• Separar personagens e suas funções dentro do filme;
• Localizar o tempo e espaço em que ocorre os fatos;
• Perceber marcas da linguagem oral;
• Explicar as características da narrativa.

Atividades de aprendizagem
• Revisar o reconto;
• Observar a pontuação e corrigi-la quando necessário;
• Fazer adequações entre a linguagem informal e formal;
Metodologia
• Video, televisão, CD, folhas de sulfite, quadro e giz, debate.

Avaliação
• Narrar um fato importante que faça parte do lugar mora.


SÉTIMO ENCONTRO - ENCERRAMENTO DA TP4

No dia quatro de junho fechamos a TP4 . Aprovveitei a unidade para falar do memorial de leitura . Alguns professores disseram que nã conseguiriam lembrar de coisas tão distantes , mas observei que quando alguns colegas começaram a relatar episódios de suas vidas , todos tiveram coisas para falar . Expliquei como deveria ser feito o memorial . Depois pedi que lessem para os colegas as respostas dadas às atividades das páginas 179 e 180 . Exibi em seguida as lâminas de socialização da Tp4. Discutimos e passaram à apresentação do avançando na prática . Realizamos a oficina 8 da unidade 16 .
Continuação da oficina 8 - unidade 16 ( postada acima )

AULA 1 - LEITURA DA IMAGEM
Objetivo :

- Levar o aluno a refletir sobre sua futura profissão .
- Produzir texto .

Séries : 8º e 9º anos
Atividades em sala de aula :
1 . Leitura da imagem
2 . Pesquisar no bairro se ainda mora alguns parentes dos alunos da imagem .
3 . Propor em redigirmos uma carta , convidando um ex-aluno ( que consta na imagem ) da comunidade para uma entrevista .
4 . Preparar já antecipado , as questões que gostariam de esclarecer sobre profissão e sobre a vida do profissional .
5 . Como conclusão o aluno irá elaborar um texto argumentativo sobre o conteúdo trabalhado ( profissão ) .

Grupo : Lusia , Goretti e Cleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário