sábado, 20 de junho de 2009

MEMORIAL
É fascinante relembrar minha trajetória pelo processo de alfabetização .
Entrei para escola com cinco anos . Não tinha idade para freqüentar a escola , mas a vontade de ir era tanta que acabou levando minha mãe a implorar à diretora .
Como meus irmãos já estudavam, eu , sendo a caçula , não me conformava em não poder ir à escola . Assim, a diretora do Grupo Escolar Brasil escola também de Rubem Alves , veja que que legal !Dona Maria Célia ( diretora da escola ) , atendendo ao pedido de minha mãe e também do meu tio que trabalhava na respectiva escola permitiu que eu frequentasse o pré primário.
Fui conhecer a sala em que iria estudar , achei o máximo ,mas havia um problema , não tinha um banquinho sobrando para eu sentar ,então minha mãe pediu ao meu avô que era marceneiro para fazer um banquinho para mim . O banquinho ficou um charme , adaptado ao meu tamanho , um pouco mais alto do que os que existiam na sala ,pintado de verde como as mesinhas e os outros banquinhos também . Quando chegava na porta da sala localiza va rápido o meu banquinho , tinha o maior ciúme dele .
Regina era o nome da adorável professora , bonita , carinhosa e muito dedicada . Estudei com ela por dois anos , é , como não tinha idade fiz o pré duas vezes , o que não me incomodou nem um pouco , o bom era estar na escola .
Comecei a fazer os exercícios de traçar as letras colorir conjuntos ,brincar com toquinhos e ouvir estórias . A partir daí comecei a brincar de fazer fazer leitura , lia os livros dos meus irmãos , brincava de escolinha e lia para minhas bonecas .
No ano de 1971 fui para a primeira série , a professora , Maria José , inesquecível . Então comecei a aprender a ler . Primeiro os cartazes , Lili, Juju , o circo , o palhaço são as figuras que tenho em mente . Vencendo os cartazes , fomos ao primeiro livro , Meninos Travessos , Fernando , Silvinha e Benedito eram os personagens das histórias . Dali por diante conheci o mundo das letras . Ler e escrever , tudo de bom .
Aulas na biblioteca e de composição eram as minhas favoritas . Os livros A Bonequinha Preta e O Bonequinnho Doce , também os prediletos .
Meu primeiro livro de literatura infantil foi O Menino Lobo , presente de minha madrinha Helena . Eu o levava para todos os lados , até que fui roubada no clube , levaram logo o meu livro . O jeito então era ler e reler As mais belas histórias , livro do meu irmão . Os livros de pesquisa que meu pai comprava também me atraiam muito , Paraíso Infantil era o que mais me chamava a atenção.
Quando tinha uns nove anos me encantei por Alice no país das maravilhas , livro de uma colega. Não sei quantas vezes li o livro , viajava na história , cheguei a ter pesadelo , eu era Alice e não conseguia alcançar a fechadura da porta , que aflição ! Era o resultado de ler logo após o almoço , dormi com o livro nas mãos .
Prossegui pelo mundo da leitura , me encantei depois por Monteiro Lobato , fui Pedrinho em uma peça teatral , fui premiada em festival de poesia , o prêmio ; um livro , O dragãozinho amigo. Então vieram os livros literários para adolescentes : Heidi , a Ilha Perdida , Escaravelho do Diabo , Para Gosatr de Ler , Senhora , A Moreninha , O alienista , O Pequeno Prícipe , inesquecíveis .
Posso dizer que fui muito feliz no meu processo de alfabetização , pois tudo que envolvia a leitura era comigo , teatro , declamar poesia , criar histórias . Acredito que isso teve uma grande influência na escolha da minha profissão de professora de crianças , adolescentes , jovens e adultos , o que faço com prazer e felicidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário