terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO - TP6 - UNIDADES 23 E 24



Mensagem do dia : Frases Perfeitas . Comentamos sobre a importância da literatura para adolescentes . Mosteri um livro escrito por meus alunios no ano de 2007 . Alunos do sexto ano : " Escola Fantasma " , fruto de um projeto literário com a coleção Vaga - Lume . Em seguida falaram também dos seus trabalhos realizados em Literatura para adolescentes .
PROJETO REALIZADO COM ALUNOS DOS NONOS ANOS - E M DOMINGOS RIBEIRO DE REZENDE

a. Tema : Gravidez na adolescência

b. Problemática ; Nossos adolescentes estão despertando cada vez mais cedo para a sexualidade , e pelo fato de serem
Ainda muito novos , isso acaba passando desapercebido pela família . Como é na escola que formam grupos de amigos de ambos os sexos , percebe-se pelas atitudes e até mesmo nas conversas dentro de sala esse despertar para os interesses em assuntos relacionados ao sexo e atração pelo sexo oposto .

c. Fundamentação teórica : Apesar do grande número de informações que circulam na mídia a respeito de um sexo seguro e de uma gravidez precoce , sabe-se que a gravidez na adolescência continua acontecendo e que é um risco para nossos adolescentes . Partindo da leitura do livro : Grávida aos 14 anos ? , o assunto será abordado e discutido .
d. Objetivo geral : Despertar através de uma leitura prazerosa o conhecimento de assuntos relacionados a uma gravidez precoce .
e. Objetivos específicos :
• Ler com prazer para adquirir informações .
• Adquirir conhecimentos e informações seguras para se proteger .
• Poder expor sentimentos e anseios em relação ao assunto abordado .
• Cuidar-se como uma questão de saúde física e mental .
f. Metodologia :
• Leitura individual e coletiva do livro : Grávida aos 14 anos?
• Discussão dos capítulos
• Debate e produção de texto
• Exibição de vídeos abordando a gravidez na adolescência
• Exibição do filme : Júno
• Explanação do assunto aborto pela professora de Ciências
• Palestra sobre os riscos de uma gravidez precoce e como preveni-la por um especialista na área da saúde .
• Depoimentos de pessoas que engravidaram na adolescência
g. Cronograma :
• leitura do livro . Uma a duas semanas
• Debate e produção de texto ; três aulas
• Exibição de vídeos e filme ; dois dias
• Aborto : duas aulas
• Palestra : duas aulas
h. Equipe de trabalho : Equipe pedagógica e direção , encarregadas de entrar em contato com o palestrante , professora de Língua Portuguesa , leitura , discussão dos capítulos , vídeos , filme e organização do cronograma . Professora de Ciências , explanação do assunto aborto e discussão do filme .
i. Avaliação : Comentários oral pelos alunos e filmagem de atividades para discussão em equipe de trabalho .

oficina 11 - unidade 22

ESPÍRITO CARNAVALESCO - ( CONTINUANDO O TEXTO )
[...]
- Não posso , pois se é o ensaio da Mocidae Alegre , que eu tanto gosto não vou estragar , deita e vê se dorme .
_ Não posso dormir com esse barulho , será que não me entende ? Trabalhei o dia todo . Cheguei em casa lavei , passei , cozinhei e agora não consigo dormir , quero que vá lá e agora !
_ Tudo bem eu vou , fique calma , mas se eu demorar é porque está bom e é lá que vou ficar .
- Se é assim vou junto , pois indo posso garantir que não olhará para ninguém , espere que vou me arrumar .
Chegando lá foram contagiados pela beleza e harmonia do local , ficaram por lá até altas horas .

Grupo : Bianca , Neusa , Fabiana , Lucimara , Maria Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário