quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Décimo quinto encontro - TP1

Mensagem : Abraço mineiro . Após a exibição da mensagem coloquei os vídeos (Clarissa), sobre variaçaõ linguística .Fizemos a discussão das lâminas 85 a 89 . Passei o texto um passeio pelas gírias para que trabalhassem em sala com os alunos . . Em seguida fiz um breve comentário sobre o livvro "A língua de Eulália de Marcos Bagno . Paseei o livro para que pudessem conhecê-lo . Apliquei a oficina realizada em nosso segundo encontro em Belo Horizonte , elaboração de um texto argumentativo , abordando as questões relacionadas à língua como prática social , exclusão e cultura .

Texto elaborado pelas professoras : Bianca , Neusa , Maria Luisa , lucimara e Fabiana .

Prezados colegas ,
Vimos através desta , tecer alguns comentários a respeito da postura dos profissionais desta escola no que diz respeito Às críticas referentes à maneira de nossos alunos se comunicarem . é importante que todos tenham clareza e respeito às variedades linguísticas existentes em nosso país e principalmente em nossa escola , uma vez que recebemos alunos de diversos lugares , inclusive da Zona Rural .
É importante lembrar que estudar variação linguistica no contexto sócio-econômico-cultural brasileiro é gratificante , porque um país hetergêneo em todos os setores : social , econômico , cultural , histórico e racial não poderia ser diferente com a linguística . Nós , docentes precisamos deixar claro para nossos educandos o enorme valor dos diversos tipos de dialetos , o que realmente é norma padrão , e o porquê das falas populares .
AS escolas querem seguir a norma padrão , sem questionamentos , isso é prejudicial à uma educação de qualidade , em que nossos alunos merecem respeito acima de tudo .

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