sábado, 12 de dezembro de 2009

OFICINA - TP4 - AVANÇANDO NA PRÁTICA



GESTAR II – TP4 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I


Profª. Juliana Caselato de Souza



Neste TP, sua escolha estará entre as sugestões desta Unidade 15, que você acaba de trabalhar, em torno dos processos de leitura, e das propostas da Unidade 16, que será sobre o processo da produção escrita.
Lição de casa 2






Realmente não foi uma escolha fácil, mas resolvi trabalhar com os anúncios de congratulação do aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo, pois acredito que são mais dinâmicos para as minhas turmas, que são muito agitadas.
Distribui os anúncios, expliquei-os e pedi para que os alunos descobrissem os países, por meio de estímulos, de onde esses imigrantes vieram. O livro de geografia e até mesmo o Atlas foram abertos para a pesquisa. Comentamos sobre nossa cidade e pedi também que fizessem uma pesquisa que englobasse a nossa história e os nossos imigrantes.
Na aula seguinte li as pesquisas para todos e formei grupos para a confecção dos anúncios. Sugeri que escolhessem uma das duas idéias ou que inventassem outro anúncio para saudar a nossa cidade.
Acompanhei as discussões a ajudei-os com as idéias.
Em outubro, a cidade de Varginha comemora seu aniversário e os alunos gostaram tanto e sentiram-se tão seguros, que me sugeriram enviar os anúncios produzidos por eles para um jornal da cidade. Aceitei a proposta e pretendo enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário